sábado, 6 de dezembro de 2014

DA DIVERSIDADE A DESIGUALDADE

A SOCIEDADE QUE PRODUZ A CULTURA, OU A SOCIEDADE QUE É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL?

MAS O QUE É CULTURA?

Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Existem dois tipos de cultura. Cultura Material e Cultura Imaterial.

CULTURA MATERIAL 
O termo cultura material está relacionado com a finalidade ou sentido que os objetos têm para um povo numa cultura, ou seja a importância e influência que exercem na definição da identidade cultural de uma sociedade. EX: Estátua, livros...

CULTURA IMATERIAL
É uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em homenagem à sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: Os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. EX: Capoeira, carnaval...


CULTURA NA BAIXADA
Analisando a Baixada Fluminense percebe-se que os modos de cultura mais visados são shows, dança, teatro e cinema. No entanto, alguns meios culturais presentes na Baixada não são divulgados. As pessoas esperam que informações sobre cultura cheguem até elas, entretanto na maioria das vezes é necessário que busquem sozinhas.
De acordo com o blog "queimados-rj", da região de Queimados, os moradores também reclamam da falta de eventos culturais com o mesmo nível dos que são apresentados na capital. "Por que as peças, filmes e eventos só chegam na Baixada por último? Por que os artistas mais famosos não vêm se apresentar aqui com mais frequência? É uma dificuldade de conseguir patrocínio para os nossos eventos", reclamou o produtor de eventos Wall Araújo.

Abraço da May"*.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *